Sobre nós

O Grupo de Teatro "Gravatá - Prosa e Verso existe desde 1978, criado sob a direção do ator e diretor Américo Rosário de Souza, tem como base o desenvolvimento de uma dramaturgia própria resgatando valores do nosso cotidiano. Também resgata a nossa vida caipira do interior através de um trabalho que chamamos de "Cruzada Caipira". Além disso, o grupo faz incursões na dramaturgia de autores consagrados quando sente necessidade de falar sobre certos temas.

    Nesse sentido, no ano de 2009, o grupo foi beber de Garcia Lorca, dada a necessidade que tinha de falar sobre as tiranias e as opressões que sempre rondam a vida. A escolha do Grupo foi "A Casa de Bernarda Alba", pois tanto Lorca quanto seu último texto escrito, exerceram um fascínio e nos deram a certeza de um grande e reconfortante trabalho de pesquisa no sentido mais amplo dentro de todas as artes. Durante alguns meses foi realizado um mergulho na Espanha de 1936, na vida de Lorca, no tempo presente e em muitas infinitas tiranias.

     Deste mergulho nasceu um espetáculo pungente e fotográfico. Do branco e preto lorquiano surge o roxo da paixão e o vermelho do sangue vivo derramado para a redenção de todos os homens.

    Valeu o trabalho de montagem e está valendo levar Lorca para o público mostrando a todos este pequeno pedaço da Espanha.  

 

História do Grupo

 Histórico do Grupo:
Neste processo de criação, diversos espetáculos foram levados à cena, destacando-se:
- AONDE VAI JULIANO?, de Américo Rosário de Souza
- À NOITE OS GATOS SÃO PARDOS, de Américo R. Souza
- ESTA NOITE CANTAREMOS (música/poesia)
- O PASTELÃO E A TORTA, de autor desc. (teatro de rua)
- O PAÍS DO DESEJO DO CORAÇÃO, de W. B. Yeats
A CASA DE BERNARDA ALBA, de F. G. Lorca
- AS TROIANAS, de Eurípedes
- A MANDRÁGORA, de N. Maquiavel
- A PERSEGUIÇÃO, de T. Webbi
- O PEDIDO DE CASAMENTO, de Anton Tchecov
- O CAVALEIRO DAS BRUMAS, de Américo R. de Souza
- MUITO ALÉM DAS INVERNADAS, de Américo Rosário de Souza